A história do Grupo Leal tem início em Alagoas, estado litorâneo com forte tradição no plantio de cana-de-açúcar. Foi lá que a holding iniciou seus investimentos focados no agronegócio, expandindo-se posteriormente para Formosa do Rio Preto, município no Oeste da Bahia.
A região é líder no cultivo de soja e também é uma das maiores produtoras de algodão do Brasil, considerada a melhor pluma do país e uma das melhores do mundo. É neste solo de ouro onde estão localizadas as principais fazendas pertencentes ao grupo, somando uma área de cerca de 26 mil hectares.
A Leal, que também tem negócios no ramo de madeira, com o cultivo de eucalipto, surgiu com o patriarca João Toledo. Filho, neto e bisneto de produtores e antigos senhores de engenho, tem o agro no sangue. Formado em medicina e direito, ele dividiu durante anos sua rotina entre consultório, escritório e campo. Porém, em certo momento a vocação prevaleceu, escolhendo a carreira agrícola.
Foi nesta época, direcionando foco total nos negócios da família, que João conheceu o Oeste baiano, região que estava começando a plantar grãos, e isso chamou sua atenção, pois nesse período a cultura acontecia apenas no Paraná. Considerando o potencial da terra, a família adquiriu uma propriedade no local e nos últimos 20 anos deslancharam no cultivo de soja e algodão irrigados.
Atualmente, o grupo possui sua própria fábrica de beneficiamento de algodão, com capacidade para suprir a produção de até 15 mil hectares. Ampliando a produtividade na mesma área de forma sustentável, recorreu à tecnologia da irrigação aliada à energia solar, projeto inédito na região. Além de solucionar o déficit energético, ao mesmo tempo produz uma energia limpa com sustentabilidade.
Tendo uma gestão profissional e dinâmica, o Grupo Leal segue avançando na construção de um legado próspero e longevo.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.